23 abril 2006

Cobras, lagartos e o homem...


Vimos que as interações entre os seres vivos seguem os princípios de cadeias e teias alimentares bem interessantes cujo produto final é a manutenção e o controle das espécies e a perpetuação da vida.

Herbívoros,carnívoros e onívoros, foram opções e adaptações ao longo de milhares de gerações, numa evolução constante na luta pela sobrevivência das espécies (veja foto da “Dinos..)

Sem dúvida, os seres que do mundo atual são os que melhor se adaptaram às condições do planeta, marcado por extinções e surgimento de espécies e diferentes cadeias alimentares.

E quando dois seres não pertencentes a uma mesma cadeia se encontram ?

Teremos então encontros chamados acidentais.

Se forem espécies de animais diferentes, um se afasta do outro respeitando tamanho, ocupação territorial, agressividade, veneno, etc. Mas quando um ser humano se encontra acidentalmente com outro ser... a história e um pouco diferente, dependendo “marketing” que o bicho tem.

Por exemplo: se o bicho for uma cobra...

Sabemos que quem leva a pior é, sem dúvida, a cobra.

Veja a foto que tirei de um filhote de cascavel, esmagado ao encontrar... humanos.

Os ratos devem estar comemorando.

Essa é uma das razões que nos leva a conhecer cada vez mais a natureza, para que seja respeitada e não somente explorada.

Você saberia como podemos ocupar ambientes naturais sem criar grandes desequilíbrios ambientais?

Deixe seu comentário sobre o assunto.

3 comentários:

Anônimo disse...

se a questão for essa que você me propoe a responder eu direi que não há como ocupar sem alterar a rotina daquela área porém há como minimizar os efeitos.
se caso ocupassemos uma area onde se localiza flores muito raras, logicamente devera ser criado um grande parque que possa abrigar e tentar deixar as flores "vivas", se caso o objeto em experimentação for um animal, esquilo, logo devera ser amenizado com construção de zoologicos e etc.
achu que deu pra explica.

Anônimo disse...

Poderíamos procurar estudar bem a área a ser ocupada,e de certa forma,"retirar" o ser humano da cadeia alimentar do local,o que por um lado é simples:nas cidades nenhum animal se interessa em viver e muito menos em predar seres humanos.Mas por outro lado seria um pouco mais difícil:produzir todo alimento que consumimos sem retirá-los dos animais.Talvez aumentar a produção
de modo que ficasse maior do que o que a cadeia alimentar exige,fazendo uma espécie de "reserva" só para nós humanos.

Anônimo disse...

OOPS! Esqueci meu nome!

larissa polachini iandolin29 1F