06 novembro 2006

mudanças climáticas


06/11/2006 - 09h33

Mundo perdeu dez anos ao ignorar mudança do clima

ANA FLOR
colaboração para a Folha de s.Paulo, em Nairóbi

Representantes
de 180 países se reúnem a partir de hoje em Nairóbi, Quênia, para negociar uma extensão do Protocolo de Kyoto, o acordo internacional contra as emissões de gases de efeito estufa que expira em 2012. O anfitrião do encontro é um alemão de 45 anos que nasceu e passou sua infância numa fazenda em Carazinho (RS): Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

O encontro, a 12ª COP (Conferência das Partes) da Convenção do Clima da ONU, acontece num momento em que o aquecimento global parece ter ocupado um lugar de destaque no imaginário do público, tanto com o sucesso do filme "Uma Verdade Inconveniente", do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, quanto com novas evidências de que o fenômeno já está acontecendo e terá impactos econômicos graves.

A última delas foi o relatório divulgado pelo governo britânico na semana passada, que mostra que em 2050 a mudança climática poderá ter reduzido o PIB global em até 20%.

Já passava da hora, diz Steiner, ambientalista que deixou a chefia da IUCN (União Mundial para a Conservação) para assumir o Pnuma em junho.
"Acredito que o mundo perdeu dez anos por não levar a questão das emissões tão a sério." Esses dez anos "vão nos custar muito", afirma, porque as emissões de carbono (o principal gás de efeito estufa) cresceram, inclusive em países pobres como a China e a Índia.

Pergunta: Qual a sua parte no desenvolvimento de atitudes sustentáveis para a vida ?

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário: