17 novembro 2006

Planeta curioso


Florestas 'produzem gás que causa efeito estufa', diz estudo

Segundo nova pesquisa, algumas plantas, quando crescem, produzem metano
Cientistas da Alemanha descobriram que algumas florestas podem estar contribuindo para o aquecimento global, em vez de diminuir o ritmo de mudança do clima.
Experiências relatadas na revista científica Nature, divulgadas nesta quarta-feira, revelaram um processo desconhecido dos cientistas, no qual plantas em crescimento liberam metano, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
Um dos responsáveis pelo estudo, o cientista Frank Keppler, do Instituto Max Planck, de Heidelberg, Alemanha, afirmou que a descoberta é totalmente inesperada.
"Os livros afirmam que o metano é produzido apenas em condições em que os níveis de oxigênio são baixos. Agora estamos observando fontes totalmente novas de gás no ambiente", afirmou.
O metano é conhecido por ser um dos grandes contribuintes para o efeito estufa, perdendo apenas para o dióxido de carbono em grau de importância dentro do processo de prender o calor do Sol.


Kyoto
Se as descobertas forem confirmadas, o fato poderá forçar uma reavaliação da maneira como a questão da preservação das florestas é tratada no Protocolo de Kyoto, o acordo que prevê medidas para frear as mudanças climáticas.
Até agora, acreditava-se que o metano era produzido principalmente por bactérias em ambientes como pântanos, plantações de arroz e dentro do estômago de bovinos.
Mas na pesquisa descrita na Nature, cientistas dizem ter concluído que o metano também é produzido em quantidades significativas por uma série de vegetais comuns crescendo em condições normais.
Mark Kenber, da ONG internacional Grupo Clima, que promove ações contra o aquecimento global, afirma que é preciso fazer mais pesquisas.
"No futuro, se esta pesquisa for corroborada, teremos que equilibrar os efeitos benéficos de árvores absorvendo o dióxido de carbono contra os efeitos prejudiciais das emissões de metano", disse.


E você ? Que acha de tudo isso ? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário: